Menu
Cinco décadas se passaram desde que o empresário Oscar Barden teve a missão de fundar e presidir o Clube de Dirigentes Lojistas de Arroio do Meio em 25 de Outubro de 1971. A entidade, que posteriormente passou a denominar-se Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), comemorou 50 anos no dia 25 de Outubro de 1971, servindo o comércio varejista, promovendo o associativismo, prestando serviços, produzindo informação e profissionalização empresarial. Criada para representar, integrar e desenvolver o setor atua fornecendo serviços para aos associados do comércio varejista.
Atualmente a CDL de Arroio do Meio é presidida pelo empresário Tiago d’Avila Neumann, mas já teve, ao longo dos seus cinquenta anos, a contribuição de 10 presidentes: Oscar Barden, Nestor Baum, Danny Schneider, Ilka Junges, Hugo Tietz, Romeu Barden, Melita Trentini, João Carlos Fuhr, Lair José Fritzen e Leonisia Kunzler que passaram pela entidade e deixaram sua marca. A CDL Arroio do Meio conta com 145 associados e atua ativamente para a expansão do município com ações que estimulam o desenvolvimento do comércio lojista.
A entidade nasceu junto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que se transformou no maior e mais eficiente guardião das relações comerciais entre lojistas e consumidores. Hoje a entidade é filiada a CNDL, Federação Varejista do RS ao SPC BRASIL o maior e mais completo banco de dados de crédito da América Latina que disponibiliza muitas opções de consulta para sua empresa.
No ano de 2002 foi criada, em parceria com o Legislativo, a Lei N° 1970 que regula as Feiras Itinerantes no município, a qual fez com que evitasse que feiras externas se instalassem em nosso munícipio sem que as mesmas deixassem de prover retorno de impostos ao município bem como demais exigências, o que acabou inibindo a entrada destas feiras em nossa cidade, fazendo com que o nosso comércio se fortalecesse cada vez mais. Esta lei acabou servindo de modelo para vários municípios do Estado.
A sede própria era uma aspiração antiga da entidade que no início funcionou em um escritório de contabilidade do Sr. Aldino Suhre de 1971 a 1995, em 1996 passou para uma sala no prédio da ACISAM presidida na época por Miguel Petry que cedeu o espaço onde permaneceu até 2005 e em 31 de Maio de 2005 a CDL passou a atender na sua sala própria, e em 2010 adquiriu mais uma sala ao lado. A sede própria é uma conquista dos associados, e diretorias ao longo destes anos. É um marco para qualquer entidade.
A CDL de Arroio do Meio conquistou o certificado do Selo Carbono Neutro no ano de 2012, é a única no Brasil a ter suas emissões identificadas implantando um sistema de neutralização com os serviços prestados pela MaxAmbiental. A concessão do Selo Carbono Neutro, através do Projeto Energia Verde em Harmonia Ambiental, também proporciona mais visibilidade da marca conduzindo os clientes às entidades que verdadeiramente se preocupam com a preservação ambiental.